
Neste semestre a Rodada de Palestras ocorreu no dia 28 de maio, das 9 às 12h30 no Centro Cultural do Conjunto Nacional. Pela primeira vez, o evento foi aberto ao público e não somente aos alunos participantes da Miniempresa, pois os temas interessam tanto aos estudantes, como ao público em geral, bem como aos voluntários presentes. Todos receberam certificado de participação. “O mais interessante foram as palestras que me ajudaram a enxergar melhor alguns aspectos sobre a vida profissional”, afirmou João Pedro Frade do Sagrada Família. Para discorrer sobre a trajetória pessoal e empresarial foram convidadas duas pessoas com vasta experiência: Luciana Salomão, diretora da empresa Memora e Sandra Regina Leite Pereira, Gerente de Qualidade do Laboratório Sabin. Além delas, enriqueceram o evento o mágico Ilusionista, Ed Rocha e Sandra Costa, gerente do IF Estágio. Luciana Salomão, da empresa Memora, contou suas experiências profissionais motivando as pessoas a terem uma meta, um plano de vida ou um sonho e correr atrás disso. Sandra, do Sabin, destacou a importância de uma empresa com um bom ambiente de trabalho, e o relacionamento interpessoal necessário na relação com o cliente. Ed Rocha, através dos seus truques de mágica contou como vencer barreiras da vida, pois segundo ele, às vezes as pessoas criam seus próprios obstáculos e quando eles são eliminados, é possível chegar onde se deseja com mais facilidade. A representante do IF Estágio orientou os alunos quanto à sua preparação para estágio e como se portar em uma entrevista de emprego.
A Feira de Miniempresas ocorreu no sábado, 28 de maio, das 13 às 18 horas no Shopping Conjunto Nacional. Neste semestre os alunos participantes eram das seguintes escolas: Sigma – Asa Sul, Sagrada Família e Notre Dame (do Plano Piloto), e Colégio Vitória e CEF 02 (Gama). Foram vendidos palheta para guitarra personalizadas da miniempresa “PICK&NECK S.A/E”, carteiras artesanais de caixa de leite da “MR. WALLET S.A/E”, headbands feitos pela “A TENDÊNCIA S.A/E”, calculadoras customizadas com biscuit produzida pela “NUM3ER SA/E” e artesanato com pulseiras e pingentes da “NOIZ BIZU S.A/E”.
“Eu gostei muito de participar do Programa Miniempresa porque eu tive que conviver com várias pessoas diferentes. Algumas pessoas eram melhores em algumas coisas que outras na hora da produção e eu aprendi a lidar com esse tipo de situação. Acho que na nossa vida profissional isso será muito comum e saber conviver com as pessoas é sempre um diferencial”, afirmou Patrícia Guimarães, aluna do Sigma e funcionária da “PICK N’NECK S.A/E”.